sexta-feira, agosto 25, 2006

CAOS NA LIGA BWIN

Futebol Selecção nacional corre risco de ser afastada do Mundial 2006
FIFA "ameaça" futebol nacional
"Nós não estamos dentro daquilo que são os parâmetros da FIFA e da UEFA. O que a FIFA e a UEFA pretendem é que em Portugal se cumpram os normativos pelos quais a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) faz parte da FIFA. E quando se fala nas Federações fala-se em selecções nacionais, desde os sub-17 até à principal, e também dos clubes que participam nas competições da UEFA". A declaração, à Rádio Renascença, é de Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e denuncia que o futebol português não está a respeitar as leis da FIFA. Gilberto Madaíl revelou a existência de contactos entre a federação internacional e o Governo português, existindo posições muito claras. Caso não surja uma urgente adequação de estatutos da FPF aos da FIFA, as consequências poderão passar pelo afastamento da selecção nacional do Mundial 2006 e dos clubes das competições europeias. "Isso não sei. Sei é que há contactos entre a FIFA e o governo português e que há posições muito claras. Cito uma que é pública e é o caso da Grécia. O governo tem uma situação muito complicada para resolver. De resto, não é a primeira vez que a FIFA suspende uma determinada federação de participar em competições europeias e mundiais", afirmou Gilberto Madaíl, adiantando esperar "que isso não aconteça a Portugal". O presidente da FPF teme que a FIFA tome uma posição drástica, mas tem esperança que o Governo decida e proceda às alterações. "Existe uma lei que tem de ser alterada rapidamente. O que a FIFA entende, e bem, é que a Federação é que tem de ter todo o controlo do futebol português e em Portugal isso não se passa", explicou. Madaíl estará presente numa reunião, em Zurique, com os presidentes de FIFA e UEFA, Joseph Blatter e Lennart Johansson, na qual serão tratados alguns dos temas que envolvem a modalidade.

Gil Vicente suspenso das competições da FPF
A Direcção da Federação Portuguesa de Futebol suspendeu o Gil Vicente FC de todas as competições nacionais, ficando por esse facto impedido de efectuar jogos oficiais a partir desta dada. Assim, o jogo nº 211.01.002 - Gil Vicente / Penafiel, do Campeonato Nacional de Juniores "A" - I Divisão, previsto para o dia 26/08/06, não se realizará. Mais se informa que esta deliberação, tomada ao abrigo do disposto na alínea r) do Artigo 33 dos Estatutos da FPF, em conjugação com o Artigo 28 do Regulamento Disciplinar, se encontra em consonância com a comunicação oportunamente recebida da FIFA.

Instauração de processo disciplinar ao Gil Vicente FC
Na sequência do recurso aos tribunais comuns no âmbito de uma questão desportiva, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai instaurar um processo disciplinar ao Gil Vicente FC. As eventuais consequências do processo recairão sobre as equipas de futebol que participem em competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol, nomeadamente nos campeonatos jovens.Depois de ter dado indicações à Liga Portuguesa de Futebol Profissional para actuar da mesma forma no que diz respeito à competição profissional, a FPF dá, assim, seguimento às indicações da FIFA sobre a matéria.

Tribunal Administrativo de Lisboa dá razão ao Gil Vicente
O Tribunal Administrativo de Lisboa deu hoje razão ao pedido do Gil Vicente e ordenou à Liga de clubes que recoloque os gilistas na primeira Liga, confirmou à Agência Lusa o presidente do clube de Barcelos. De acordo com António Fiúza, “o tribunal reconfirmou a decisão divulgada quinta-feira para quem tinha dúvidas. Não era muito difícil perceber a decisão, mas as pessoas têm direito às suas dúvidas”. O dirigente acrescentou que, num processo de mais de 700 páginas, “havia muitas irregularidades e por isso o juiz não precisou de mais de 24 horas para decidir” a favor dos gilistas.


Leixões pede impugnação da Liga e Liga de Honra
O Leixões pede a impugnação dos campeonatos profissionais, considerando deve ascender à Liga, ocupando o lugar do Gil Vicente. Esta tarde vai entregar na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) um documento reclamando a promoção do clube ao escalão principal do futebol português, devido aos últimos desenvolvimentos do "caso Mateus". A intenção do clube, 3º classificado na última edição da Liga de Honra, foi anunciada hoje pelo presidente, Carlos Oliveira. "O Leixões está a ser prejudicado" disse Carlos Oliveira, acrescentando que os documentos a entregar na LPFP "estão juridicamente fundamentados".

Benfica, Belenenses, Gil Vicente e Leixões não realizarão qualquer jogo este fim de semana devido aos caos e indefinição que se instalou na liga.

Sem comentários: