sábado, março 24, 2007

A Verdadeira Historia do Futebol Portugues

1º Período até ao 25 de Abril de 1974, onde o Salazar amigo separava Lisboa do resto do país, concedendo aos clubes da capital do império: SCP e sobretudo, SLB - o clube da águia imperial fascista (e nazi!), todas as condições materiais e humanas com o sacrifício e prejuízo dos restantes clubes, especialmente o FCP, que era o único que, com muito menos meios, fazia alguma frente aos senhores de barriga cheia, favorecidos pelas benesses do Ditador.

Por isso dizia o Pedroto que um título do FCP valia por dois ou mais do que o de um clube de Lisboa, uma vez que não era uma competição em igualdade de circunstâncias

- sabias que, entre outras regalias, os árbitros da FPF eram todos da região de Lisboa?... quando não chegassem os jogadores, lá estavam eles para garantir os "serviços mínimos" para as "suas cores", e nem era preciso pagar-lhes viagens ao Brasil, pois corriam o risco de perderem os seus empregos , uma vez que eram funcionários públicos!....

Sabias também que a federação mandou adiar um jogo Porto-scp devido a um atraso num voo de um jogador do sporting?

Sabias que um árbitro no dia seguinte a um polémico jogo entre Porto e lagartos, em que o FCP foi prejudicado, viajou a convite do presidente dos lagartos a uma deslocação da equipa ao estrangeiro?

Quanto ao célebre CALABOTE não é preciso dizer nada quanto ao tempo de desconto, ou a substituição do guarda redes ou os penalties inventados. Só gostaria de perguntar se têm consciência da quantidade de Calabotes que existiam na época para beneficiar lagartos e vermelhos??

Sabias que a federação, já na década de 80, quis adiar uma final da taça, anteriormente marcada para as Antas só porque os clubes finalistas eram o Porto e os vermelhos?

Sabias que o Humberto Coelho tinha a alcunha de fiscal de linha? Sabes porquê? Quando levantava o braço a bandeira do fiscal de linha também se levantava!

A imprensa era, como sabem, manipulada pelo regime, e por isso completamente centralizadora. Todos estes escândalos passavam completamente ao lado dos senhores da bola, record, RTP, TSF, renascença, etc....

Curioso é verificar que alguns deles continuam a trabalhar como se nada fosse, mas continuando a mostrar que a isenção não é o seu forte!

Penso que é suficiente ..!!!

Deste modo as "mãos-cheias" de títulos desse período dos clubes da capital, mais concedidos pelo "Sistema Político Fascista e Centralista-Salazarista", do que verdadeiramente conquistados por mérito ou real capacidade dos clubes de Lisboa, tem pouco mais que mero valor estatístico

2º Período - Pós 25 de Abril, acabou e o Regime Salazarista acabou-se a mama, cada um por si e foi o que se viu!: Não são precisos 100 anos para o FCP chegar aos calcanhares de um clube de freguesia (Benfica) SLB.

FCPorto é um clube conhecido, admirado e temido de norte a sul do País e nos 4 cantos do Mundo, com adeptos em todos os continentes - só é reconhecido lá fora quem ganha, não quem nem sequer aparece, ou quando aparece se cobre de ridículo nas competições europeias (SCP /SLB), com prestações miseráveis.

De 1974 a 2004:

FCP- 15 títulos de Campeão Nacional (tantos como todos os outros juntos!), 8 Taças de Portugal (em casa do adversário), 12 Supertaças de Portugal. Somos ainda o unico clube Penta Campeão Nacional !

A nível internacional temos 2 Taças dos Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais (Campeão do Mundo de Clubes).

O FCPORTO tem 9 finais internacionais e ganhou 6 ! Os lagartos têm uma taça das taças e os vermelhos ganharam 2 taças dos campeões europeus - todos juntos têm metade dos nossos títulos internacionais.

Somos ainda os únicos que têm as 3 principais modalidades na primeira divisão (Basquet, Hóquei e Andebol).

Penso que estes números dizem tudo ...

Já agora, somos e seremos orgulhosamente Portistas antes de qualquer orgulho parolo numa equipa treinada por um brasileiro que não convoca os melhores jogadores, porque ............. ??????? (nunca justificou porquê e em Portugal a imprensa dos vermelhos prefere não falar do assunto)

Quanto ao nº de adeptos não temos pretensões em ganhar esse campeonato, mas gostava que reflectissem mais um pouco:

- Somos a equipa que mais adeptos LEVA aos jogos com os nosso inimigos (disse bem, inimigos) da 2ª circular. Conclusão: somos menos mas somos melhores (os meninos têm medo de vir à casa do Dragão).

- Somos a equipa com melhor média de adeptos nos jogos em casa.

- Somos o Clube com mais lugares anuais vendidos (e não são os mais baratos).

Como diria o outro, Porque será ?

Sem comentários: