O Futebol Clube do Porto - (FCP) é o clube desportivo português mais representativo da cidade do Porto. Em diversos desportos, e essencialmente em futebol, o FCP tem acumulado diversos sucessos. Designadamente, o FCP foi a última equipa a vencer a Taça Intercontinental, competição que deu lugar em 2005 ao Mundial de Clubes, venceu por duas vezes a Liga dos Campeões Europeus, diversos campeonatos nacionais, etc. Os adeptos do clube são chamados Portistas, Tripeiros ou Andrades.
História do Clube
Génese-1950
O FC Porto foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau de Almeida, um comerciante de vinho do Porto, que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. No entanto, o futebol haveria de ficar suspenso até 1906, quando José Monteiro da Costa decidiu dar novo impulso ao clube. Para além do futebol, que usava o campo da Rainha para disputar os seus jogos, começaram a ser praticadas outras modalidades tais como o Ténis, Atletismo, Boxe, Halterofilismo e Natação. Um ano mais tarde, começava a funcionar a primeira sede.
Em 1910 é criado o primeiro emblema do clube, tendo-se assistido a um crescimento progressivo do clube, o que obrigou a mudar as suas instalações desportivas, para o Campo da Constituição, na zona da Praça do Marquês. O FC Porto, era também a força dominante do futebol na zona norte, tendo vencido os campeonators regionais disputados antes da criação dos campeonatos nacionais como hoje os conhecemos.
Em 1928, o FC Porto teve o seu primeiro atleta olímpico, Valdemar Mota, que representou a selecção nacional de futebol nos Jogos Olímpicos.
O FC Porto venceu o "Campeonato de Portugal" (prova antecessora da Taça de Portugal) por 4 vezes (22/23, 24/25, 31/32 e 36/37). Pelo meio vence um "Campeonato da 1.ª Liga", em 1935. Em 1933 a sede do clube passa para a actual Praça General Humberto Delgado. Nos finais da década de 1930, o FC Porto alcança o seu primeiro «bi» (duas vitórias consecutivas), nas duas primeiras edições do Campeonato Nacional. A maior estrela na altura era Pinga.
Em 1945, o clube começa a utilizar o Estádio do Lima, propriedade do Académico do Porto. Os anos 40 foram de um domínio avassalador dos clubes de Lisboa, pelo que o clube ficou arredado dos títulos. No entanto, houve momentos gloriosos como a vitória sobre o Arsenal FC de Londres, em 1948 por 3-2. Os Ingleses eram então considerados a melhor equipa do mundo. Apesar de ter sido apenas um amigável, sócios e notáveis ofereceram um troféu de dimensões consideráveis ao clube, ainda hoje em destaque no museu do clube.
Em 1949 é lançada a 1ª pedra do novo Estádio das Antas, inaugurado a 28 de Maio de 1952, quase três anos após o início das obras.
1950-1980
Os títulos nacionais voltam em 1956, com a conquista da primeira «dobradinha» (vitória no Campeonato e na Taça, na mesma época). É também em 1956, que o FC Porto participa também pela 1.ª vez nas competições Europeias, frente ao Athletic Bilbao, de Espanha. Enquanto os clubes de Lisboa, conseguiam as suas vitórias europeias e dominavam o futebol nacional, na década de 1960, o FC Porto apenas consegue conquistar uma Taça de Portugal, em 1968.
A vitória seguinte na Taça, aconteceria em 76/77. Foi conquistado um novo «bi» (77/78 e 78/79), com uma grande equipa onde brilhavam António Oliveira, Gomes, Seninho, Duda, Frasco, Costa e tantos outros. Jogadores extraordinários, superiormente orientados por José Maria Pedroto, afectuosamente tratado como o Zé do Boné. Muita da imagem "guerreira" e de nunca virar a cara às dificuldades, que caracterizam o jogador ideal para os adeptos portistas foi moldada por Pedroto, bem como a faceta anti-centralista e directa do clube.
1980-2005
Em 1981, o FC Porto venceria a sua 1ª Supertaça. Uma das principais estrelas do clube nesta fase era Fernando Gomes, que conquistou o título de melhor marcador Europeu, façanha que repetiria em 1986. Foi neste período que Pinto da Costa, foi eleito como presidente do clube, mantendo-se no cargo por mais de 20 anos.
O FC Porto começou igualmente a acumular títulos noutras modalidades, nomeadamente com um «bi» na Taça das Taças de hóquei em patins, tendo ganho a principal competição em 1986. Por essa altura, o clube também crescia como instituição, tendo começado a publicar a revista a cores Dragões, de periodicidade mensal e cariz único: era a única revista em Portugal editada por um clube, e uma das poucas existentes na Europa.
Em 1984 disputa a sua 1.ª final Europeia, perdida em Basileia, frente à Juventus de Itália. Seria em 1987, orirntado por Artur Jorge, que o FC Porto iria vencer a sua primeira competição europeia, tendo derrotado o Bayern Munique, na final da então Taça dos Campeões, numa final marcada por um golo de Madjer, ainda referido quando um jogador consegue marcar com o calcanhar. Aqui se iniciou um ciclo importante, com a conquista da Taça Intercontinental frente ao Peñarol de Montevideo, na chamada "Final Branca", com temperaturas negativas e um manto de neve que em algumas partes do relvado chegou ao 20cm, e também da Supertaça Europeia frente ao Ajax de Amesterdão, já sob o comando do Croata Tomislav Ivic.
Em 1997, o FC Porto consegue o seu primeiro «tri» do seu historial. Depois de 2 títulos sob o comando de Bobby Robson, cabe a António Oliveira manter o ritmo vitorioso. Depois do «tri» veio o «tetra». Já sob o comando de Fernando Santos, o FC Porto conquista um quinto título consecutivo. Numa equipa liderada por jogadores como Zahovic e Drulovic, Jardel destacou-se sendo o melhor marcador da Europa em 1999, juntando-se a Fernando Gomes na galeria dos vencedores do importante troféu.
Os dois anos seguintes, foram marcados por derrotas tangenciais no campeonato: perdia o hexacampeonato na época 1999-2000, na última jornada para o Sporting e para o Boavista na época seguinte, a uma jornada do fim (tendo terminado a um ponto, após derrotar os axadrezados por 4-0 no jogo que encerrou o campeonato). A época seguinte revelou-se, no entanto, desastrosa, e já em Dezembro as hipóteses de revalidadar o titulo eram remotas. Com os níveis de contestação a Pinto da Costa, mais altos que nunca e perante a perspectiva de falhar um lugar que desse acesso à Liga dos Campeões, José Mourinho é recrutado à União de Leiria. Do 5.º lugar, o Porto ainda consegue recuperar para o 3.º que lhe deu acesso à Taça UEFA.
Entretanto, em 2001 começou a ser construído um novo estádio, que seria o palco do jogo de abertura do Euro 2004, organizado em Portugal. Já em 2002, o clube inaugurou o seu centro de estágios em Vila Nova de Gaia, considerado por muitos um dos mais modernos da Europa.
Com Mourinho, e uma equipa desenhada por si que incluiu diversos jogadores contratados a equipas como o Vitória Setúbal e o União de Leiria, e após reconquistar o campeonato nacional, o FC Porto venceu a Taça UEFA frente ao Celtic, numa final decidida apenas na segunda parte do prolongamento, em que Derlei marca o 3-2 a escassos minutos do fim e a Taça de Portugal vencendo o União de Leiria, antiga equipa de Mourinho. Posteriormente falhou a conquista da Supertaça Europeia, perdendo ante o campeão europeu (AC Milan) por 0-1.
Em Novembro de 2003, o FC Porto inaugurou o seu novo estádio, o Estádio do Dragão. Apesar da estreia, problemas no relvado ditaram que o estádio das Antas, continuaria a ser utilizado durante os primeiros meses de 2004. No primeiro jogo europeu, o FC Porto recebeu e derrotou o Manchester United por 2-1, na caminhada para o título que terminou com vitória por três golos sem resposta em Gelsenkirschen frente ao AS Mónaco, em que marcaram Carlos Alberto, Deco e Dmitri Alenichev.
Mas a época a seguir à conquista da Liga dos Campeões foi desastrosa devido à saída de José Mourinho e de jogadores influentes como Deco (FC Barcelona), Ricardo Carvalho (Chelsea), Dmitri Alenichev (Spartak de Moscovo) e Paulo Ferreira (Chelsea), a algumas contratações falhadas como Luis Fabiano, Hugo Leal e Areias e uma época com 3 treinadores de estilos diferentes (Luigi Del Neri, Victor Fernandez e José Couceiro), mas no entanto conseguiu terminar a época no 2º lugar e vencer a Supertaça Portuguesa, no estádio Municipal de Coimbra, derrotando os rivais do Benfica por 1-0, golo de Ricardo Quaresma.
Como vencedores da Liga dos Campeões, o FC Porto representou a UEFA na Taça Intercontinental, disputada em Dezembro de 2004, no estádio que recebeu a final do Mundial de 2002, em Yokohama, Japão. Frente ao vencedor da Copa Libertadores, o Once Caldas da Colômbia, foi preciso um desempate nas grandes penalidades (8-7) para conquistar o troféu. A boa campanha europeia do ano de 2004 terminou com a perca da Supertaça Europeia pelo segundo ano consecutivo, frente ao Valência, por 2-1, no Stade Louis II, no principado do Mónaco e a chegada aos Oitavos de Final da Liga dos Campeões sendo eliminados pelo Inter de Milão com 1-1 em casa e 3-1 fora.
Jogadores famosos
Valdemar Mota, Acácio Mesquita, Mihaly Siska, Pinga, António Araújo, Vergílio, Pedroto, Hernâni, Teófilo Cubillas, Pavão, Custódio Pinto, Seninho, Duda, Frasco, Fernando Gomes, João Pinto, Mlynarczyk, Augusto Inácio, André, Jaime Magalhães, Madjer, Paulo Futre, Juary, Branco, Geraldão, Fernando Couto, Paulinho Santos, Rui Barros, Domingos, Kostadinov, Ljubinko Drulovic, Aloísio, Nuno Capucho, Sérgio Conceição, Mário Jardel, Jorge Costa, Deco, Jorge Andrade, Paredes, Vítor Baía, Dmitri Alenichev, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Costinha, Maniche, Derlei, Benni McCarthy, Pedro Emanuel, Giourkas Seitaridis, Diego, Pepe, Ricardo Quaresma, Lucho González.
Presidentes
Presidentes desde 1893: Nicolau d' Almeida, Monteiro da Costa, Dumond Villares, Carmo Pacheco, Borges de Avelar, Henrique da Mesquita, Pinto de Faria, Neves Reis, Urgel Horta, Carlos Costa, Angelo César, Ferreira Alves, Júlio Ribeiro, César Bonito, Paulo Pombo, Nascimento Cordeiro, Pinto Magalhães, Américo de Sá, Pinto da Costa.
Treinadores
Pinto Basto, Adolphe Cassaigne, Akos Teszler, Joseph Szabo, François Gutskas, Miguel Siska, Augusto Silva, Gencsi, Cândido de Oliveira, Fernando Vaz, Dorival Yustrich, Otto Bumbel, Fernando Daucik, Otto Vieira, Pedroto, Jamos Kalmar, Otto Glória, Flávio Costa, Pedroto, Tommy Doc, Fernando Riera, Bella Guttmann, Pedroto, Herman Stessl, Pedroto, António Morais, Artur Jorge, Tomislav Ivic, Quinito, Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, Bobby Robson, António Oliveira, Fernando Santos, Octávio Machado, José Mourinho, Luigi del Neri, Victor Fernandez, José Couceiro, Co Adriaanse.
-
PAlMARÉS
Taça dos Campeões/Liga dos Campeões: 2
1986/87
Final: FC Porto 2 - 1 Bayern Munich (Viena, Áustria)
golos de Madjer, Juary; Kogl
2003/04
Final: FC Porto 3 - 0 AS Monaco FC (Arena AufSchalke, Gelsenkirchen, Alemanha)
golos de Carlos Alberto, Deco, Dmitri Alenichev
Supertaça Europeia: 1
1986/87
AFC Ajax 0 - 1 FC Porto, golo de Rui Barros
FC Porto 1 - 0 AFC Ajax, golo de Sousa
2003
AC Milan 1 - FC Porto 0 (Mónaco), golo de Shevchenko
2004
FC Porto 1 - 2 Valencia CF, (Mónaco), golos de Quaresma; Baraja, Di Vaio
Taça Intercontinental: 2
1987
FC Porto 2 - 1 Peñarol (ap)
golos de Gomes, Madjer; Viera
2004
FC Porto 0 - 0 Once Caldas (8-7 após grandes penalidades)
Taça UEFA: 1
2002/03
Final: FC Porto 3 - 2 Celtic FC (aet) (Sevilha, Espanha)
golos de Derlei (2), Dmitri Alenichev; Henrik Larsson (2)
Taça das Taças: 0
1983/84
Final: FC Porto 1 - 2 Juventus (Basileia, Suiça)
golos de Sousa; Vignola, Boniek
Campeonato de Portugal: 4
1921/22; 1924/25; 1931/32; 1936/37
Campeonato da 1ª Liga: 1
1934/35
Campeonato Nacional: 21
1938/39; 1939/40; 1955/56; 1958/59; 1977/78; 1978/79; 1984/85; 1985/86; 1987/88; 1989/90; 1991/92; 1992/93; 1994/95; 1995/96; 1996/97; 1997/98; 1998/99; 2002/03, 2003/04; 2005/06
Taça de Portugal: 13
1955/56; 1957/58; 1967/68; 1976/77; 1983/84; 1987/88; 1990/91; 1993/94; 1997/98; 1999/00; 2000/01; 2002/03; 2005/06
Supertaça Cândido de Oliveira: 14
1980/81; 1982/83; 1983/84; 1985/86; 1989/90; 1990/91; 1992/93; 1993/94; 1995/96; 1997/98; 1998/99; 2000/01; 2002/03; 2003/04.
-
Outros troféus
Torneio Juan Gamper - Barcelona, Espanha
1987
FC Porto 2 - 1 FC Barcelona
FC Porto 2 - 0 Bayern Munique
Torneio de Viareggio - Viareggio, Itália
1989
FC Porto 1 - 1 Inter Milão
FC Porto 1 - 1 Fiorentina (vitória do FC Porto em grandes penalidades)
Troféu Teresa Herrera - Corunha, Espanha
1991
FC Porto 2 - 1 Real Madrid
FC Porto 1 - 0 Deportivo De La Coruña
Torneio Cidade de Sevilha - Sevilha, Espanha
1992
FC Porto 2 - 0 Sevilla FC
FC Porto 2 - 2 Atlético de Madrid
FC Porto 2 - 0 Bétis(Final)
Torneio do Centenário - Porto, Portugal
1993
FC Porto 3 - 1 Cruzeiro
Thailand Premier Cup - Banguecoque, Tailândia
1997
FC Porto 2 - 1 Inter Milão
FC Porto 4 - 2 Boca Juniors (após grandes penalidades)
Sem comentários:
Enviar um comentário