terça-feira, maio 23, 2006

8-MOMENTO MAIS ALTO DA HISTÓRIA DO FC PORTO

O momento mais alto da história do FC Porto foi a vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus na época de 1986-87. O FC Porto teve um percurso quase perfeito até à final. O jogo decisivo disputou-se frente ao Bayern de Munique. Ninguém ousava vaticinar o triunfo dos portistas, mas na noite de 27 de Maio as estrelas foram Futre, Madjer - autor de um portentoso golo de calcanhar, e Juary, autor do golo da vitória. Acaba por ser quase uma injustiça fazer destaques individuais, tal era a categoria da equipa, porventura a última equipa de nível mundial que Portugal produziu. Começaram melhor os Germânicos, chegando ao golo numa jogada fortuita, finalizada por Koegl. Os Dragões não conseguiam desfarçar algum nervosismo, e Rummenige teve nos pés a hipótese do 2º golo.
O intervalo foi bom conselheiro...o treinador Artur Jorge conseguiu incutir os jogadores a coragem e a confiança suficientes para darem a volta ao resultado. O FC Porto fez uma grande 2ª parte, vulgarizando completamente o Bayern. Futre quase empata, numa jogada digna de Diego Armando Maradona. A 10 minutos do final, Madjer marcou um dos mais belos golos de sempre da história de competição, de calcanhar, empatando o jogo. Dois minutos depois, o mesmo Madjer cruza para novo golo do FC Porto, apontado por Juary. Até final, os Dragões dominaram completamente o jogo, tendo tido oportunidades para dilatar o marcador.
FICHA DO JOGO
Futebol Clube do Porto 2 - 1 Bayern Munich
Viena - 27 Maio 1987
Madjer
Juary

Taça intercontinental 1987 : FC Porto / Penarol

13 de Dezembro 1987 : Depois de conquistar brilhantemente a Taça dos Clubes Campeões Europeus, o FC Porto venceu o Penarol Montevideo, campeão sul-americano e tornou-se Campeão Mundial dos Clubes [ fc porto 2 : penarol : 1 ]. Os golos foram apontados por Fernando Gomes e Madjer.

Sem comentários: