A galeria do BIGDRAGAO pretende homenagear os jogadores mais importantes da história do clube. Outros poderiam estar aqui, pelo que se tiver alguma sugestão sobre outros jogadores, não hesite em fazê-la ao cuidado do BIGDRAGAO.
Valdemar Mota - Um dos melhores jogadores do FC Porto, nos anos 20. Este médio/extremo direito jogou mais de 20 vezes pela selecção nacional e notabilizou-se por ter marcado três golos à Itália ( vitória por 4-1). Foi também o 1º atleta olímpico do clube. Portugal ficou em 4º lugar dos J.O. de Amsterdão, em 1928.
Acácio Mesquita - Era um atleta extraordinário, tendo sido recordista nacional do...triplo salto, 110m barreiras e 4x100m. Também jogava basquetebol, mas foi no futebol que mais se notabilizou. Um dos melhores jogadores do FC Porto, nos anos 20. Formou com Valdemar Mota uma dupla temível.
Mihaly Siska - Grande guarda-redes de origem Húngara, que foi campeão pelo FC Porto nas décadas de 20 e 30. Também foi campeão como treinador, nas duas primeiras edições do campeonato nacional (1939 e 1940).
Pinga - Talvez a primeira grande «lenda» do FC Porto. Nos anos 30 foi um nome incontornável no FC Porto, vencendo campeonatos e sendo também um grande goleador, sendo o melhor marcador em 34/35 e 35/36. Foi também um dos esteios da selecção nacional.
António Araújo - Um avançado de grandes potencialidades, que se sagrou melhor marcador do campeonato em 47/48, apontando 38 golos. Pela selecção, marcou 6 golos em 9 partidas. A selecção da altura era designada com algum sarcasmo por «Sport Lisboa e Araújo». O maior momento de glória de Araújo foi na 1ª vitória oficial frente à Espanha, em 1947. Portugal venceu por 4-1, com os dois primeiros golos apontados pelo António Araújo.
Virgílio - Um dos maiores defesas direitos da história do FC Porto e da selecção nacional. Também conhecido por «Leão de Génova», depois de ter realizado uma portentosa exibição em Itália.
Jaburu - Um dos obreiros do título de 55/56, apontando 22 dos 77 golos que o FC Porto marcou nesse campeonato. Era um avançado enorme qualidade e o terror das defesas adversárias.
Pedroto - Um dos maiores símbolos da história do FC Porto, como grande jogador e grande treinador. Como jogador, era um futebolista de grande talento, tendo passeado a sua classe com as camisolas do FC Porto e da selecção nacional. Chegou a despertar o interesse de clubes Italianos, mas optou sempre por ficar no país.
Barrigana - Considerado um dos melhores guarda-redes de sempre no FC Porto e de Portugal.
Hernâni - Considerado por muitos o mais completo jogador de sempre do FC Porto. Um esteio da equipa que dominou a 2ª parte da década de 50, conquistando dois títulos nacionais e uma taça de Portugal.
Miguel Arcanjo - Um excelente defesa central, dotado de boa técnica e sentido posicional, que fez parte da equipa que conquistou 2 títulos nacionais na década de 50.
Carlos Duarte - Um excelente extremo direito que fez parte da equipa que conquistou 2 títulos nacionais na década de 50. Era um jogador que tinha muita velocidade e capacidade de finta. Formou uma asa direita fantástica, com Hernâni.
Custódio Pinto - Custódio Pinto foi durante muito tempo o melhor marcador do FC Porto nas competições europeias. Este médio com tendência atacante foi igualmente internacional por Portugal, tendo estado presente no mundial de 1966. Foi uma das maiores figuras do clube durante a década de 60. Venceu a Taça de Portugal em 1968.
Abel - Um dos bons goleadores do FC Porto. Marcou os seus sete golos na Taça UEFA de 1972/73, em eliminatórias frente ao Barcelona, Brugges e Dresden.
Cubillas - Um dos melhores jogadores Sul-Americanos da sua geração. A passagem deste peruano pelo FC Porto foi muito bem sucedida. Cubillas passeou a sua classe pelos estádios portugueses.
Pavão - Um grande jogador com enorme talento e grande visão de jogo. Está ligado a um dos momentos mais tristes da história do clube, ao falecer em competição, num jogo disputado nas Antas frente ao Vitória de Setúbal.
Lemos - Um grande avançado do FC Porto. Ficou especialmente famoso por ter marcado 4 golos num FC Porto-Benfica (4-0). Curiosamente, o jogador esteve envolvido e mais uma dezena de «clássicos» frente ao Sporting e Benfica, e só venceu mesmo este...
Seninho - Um dos melhores jogadores Portugueses da sua geração. É memorável a sua acção na eliminatória em que o FC Porto destrouçou o Manchester United, em 1977. Rumou depois aos Estados Unidos, onde jogou nos Cosmos de Nova Iorque.
Duda - Um dos melhores jogadores brasileiros da história do FC Porto. Fez parte da equipa que venceu 2 campeonatos, depois de muitos anos sem vencer. Duda foi também o artífice da 1ª vitória do FC Porto no Giuseppe Meazza, frente ao AC Milão.
Rodolfo - Um centro-campista de qualidade, também bicampeão nacional em 77/78 e 78/79. Depois de terminar a sua carreira como futebolista, Rodolfo voltou a colaborar com o clube, inserido em diversas equipas técnicas de futebol. Curiosamente, Rodolfo apenas jogou futebol no FC Porto.
Oliveira - Um génio à solta, sob a batuta de José Maria Pedroto. Foi um dos maiores jogadores de sempre do FC Porto e de Portugal. Está a fazer uma brilhante carreira como treinador, tendo sido "bicampeão" no FC Porto, e como seleccionador nacional teve uma participação muito boa no Euro-96 e levou Portugal à fase final do Mundial de 2002.
Frasco - Um tecnicista como poucos. Foi campeão Europeu. Fez parte de um dos melhores meio-campos de sempre do futebol Português.
Costa - Um dos melhores extremos-esquerdos do FC Porto e de Portugal. Fez parte de um trio atacante famoso, onde actuavam também Gomes e Oliveira.
Gomes - Uma das figuras mais populares da história do FC Porto, e também o avançado que mais golos marcou no FC Porto. Venceu 6 vezes a Bola de Prata e 2 vezes a Bota de Ouro, o troféu instituído para o melhor marcados dos campeonatos realizados na Europa.
domingo, março 25, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário